Monday, July 10, 2006

Todos temos duas almas


" Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir. A alma exterior pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objecto, uma operação. Há casos, por exemplo, em que um simples botão de camisa é a alma exterior de uma pessoa; - e assim também a polca, o voltarete, um livro, uma máquina, um par de botas, um tambor, etc.
Está claro que o ofício dessa segunda alma é transmitir a vida, como a primeira; as duas completam o homem, que é, metafisicamente falando, uma laranja. Quem perde uma das metades, perde naturalmente metade da existência; e casos há, não raros, em que a perda da alma exterior implica a da existência inteira. (...)
Agora, é preciso saber que a alma exterior não é sempre a mesma... - Não? - Não, senhor; muda de natureza e de estado. Não aludo a certas almas absorventes, como a pátria, com a qual disse o Camões que morria, e o poder, que foi a alma exterior de César e de Cromwell. São almas enérgicas e exclusivas; mas há outras, embora enérgicas, de natureza mudável. Há cavalheiros, por exemplo, cuja alma exterior, nos primeiros anos, foi um chocalho ou um cavalinho de pau, e mais tarde uma provedoria de irmandade, suponhamos. "

disse-nos Machado de Assis, in 'O Espelho'

5 comments:

Araj said...

Machado de Assis... esse tipo deu-me cabo da vida... o que eu soei para passar no exame de Literatura Brasileira...

Sonhadora said...

Um texto muito inteligente!
Um abraço!

xana said...

pobre araj....
mas..olha, sempre passaste! E a ele, não o esqueceste!...
eh eh..
abraço!


sonhadora,
merci..vou já a correr
visitar o teu cantinho
para lá te entregar
este beijinho!

Anonymous said...

What a great site How to read your eye contact prescription

Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! Zyrtec n940 Sugar orchids Pontiac driveline toyota convertible celica 1973 Accutane centre juvenile justice gangs legal Leesburg fl gmc butt Jamaica rental cars