Tuesday, October 10, 2006

O sentido dos gansos




" No outono, quando se vêem bandos de gansos voando, formando um grande V no céu, indaga-se o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. Ao voar em forma de V, o bando beneficia de muito mais força de vôo do que uma ave voando sozinha.

Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar a voar sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.

Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança.

Finalmente quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem de formação e acompanham-no para o ajudar e proteger. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançarem o seu bando.

Quando temos o sentido dos gansos também ficamos um ao lado do outro assim. "

("O sentido dos gansos", autor desconhecido)

16 comments:

Anonymous said...

Olá! :) Sem dúvida "A união faz a força". Quando temos alguém no mesmo sentido que o nosso, alguém que nos acompanhe, nos dê alento, que nos ajude quando se fere uma asa nossa, o trajecto a percorrer torna-se muito mais fácil! A força que o "outro / o próximo" nos transmite é alimento para poder voar tal como os gansos no seu sentido vitorioso... Beijinhos

joaquim said...

Se os gansos fossem pessoas diriamos que o que "um deseja para si deseja para os outros", ou melhor ainda, "faz aos outros o que queres que te façam a ti".
Abraço em Cristo
Joaquim

Unknown said...

Muito bonito:)

Andante said...

A lição dos gansos!
E dizem-se os humanos inteligentes...

Quando todos "voam" em estrita colaboração o caminho torna-se mais fácil e a peregrinação mais alegre.

Beijos peregrinos

António said...

que coisas bonitas nos contas tu!...
gosto muito de cá vir! sinto uma espécie de "paz on-line"... :)

Lai said...

Texto muito interessante!!

Gostei de cá passar...

Lai

xana said...

sandra,

Disseste tudo de uma forma tão doce, tão bonita.. nem me atrevo a acrescentar mais nehuma palavra. Vou apenas e simplesmente reler as tuas!
Ah! E aceitar os teus beijinhos e agradecer-te com o meu abraço de saudades.


jmexia,

..e tantos confitos se resolveriam.. e mais ainda.. tantos se evitariam....
Certo, amigo?
Um abraço também para ti.



catarina,

obrigada pelo sorriso.
:)



andante, querida andante,

pois... às vezes são estas, as mais fáceis, mais singelas mas importantes lições, que não se aprendem tão bem...
Bom dia para ti! Com o abraço de sempre.



a.

que bom que te sentes bem assim. Por te saber sentir isso, sou eu agora que sinto essa paz em mim!
merci.



lai,

eu também gosto
que tu gostes
de aqui estar!
;)))

Anonymous said...

Oração: Pai, Tu que podes tudo, torna-nos gansos.

Oração 2: Pai, ensina-me a ser ganso.

Oração 3: Pai, dá-me asas para levar aqueles que não sabem e não podem voar. para abraçar os que estão caídos e levantá-los do chão. Ilumina e ensina-me a mostrar-lhes o caminho. Dai-me força para lhes levar a cruz e coragem para continuar o caminho quando me falta alento. Dai-me fé para cumprir a missão de que incumbiste.

Oração 4. Dou-Te graças Pai, pelos 'gansos' que colocaste no meu caminho.

oraç.... (shh!)

xana said...

oração 5: Obrigada pelo ganso que se chama malu.

;)

A Capela said...

:) Xananja!

Araj said...

Hoje necessitava deste texto no local de trabalho...

Miguel said...

Que saudades...
Regressado do meu fluxo migratório, é bom voltar à formação.

deep said...

Nós não somos tão organizados como os gansos, mas acredito - a avaliar por pequenas coisas que vivi nos últimos dias - que conseguimos ter, por vezes, o "sentido dos gansos". Gostei da história que nos deste a conhecer.
Votos de bom fim-de-semana.

NaSacris said...

O sentido dos gansos dá uma bela parábola. Bem que os humanos poderiam assumir, de alguma maneira, este modelo de comportamneto.

xana said...

araj..

Compreendo-te.
Compreendo-te plenamente.
Mas então, se este exemplo é lá preciso, leva-o tu, simplesmente , como provavelmente sempre o fazes.
Leva-o tu, sempre contigo.
Nas tuas asas de amigo!


Caros díscipulos,

Vou abrir essa janela, amigos. Merci pelo convite.
bem-vindos aqui, também.


querida Deep, amiga sempre presente:

Que bom que sentiste esse sentido dos gansos...
E que bom, estás aí!
Um forte abraço entre nós.



Querido Pedro Josefo,

sim... bem que podiam!
E deviam!
E deviam!
E eu estou certa de que os gansos,
lá do alto,
mansos, mansos,
mirando os humanos,
sorririam...


Miguel,Miguel....

"És tu! És tu!
Oiço de novo
o riso dos teus passos!"
...
E é a ti que aqui venho
estender os braços,
para acolher-te neste abrigo
a ti, que retornas a este porto,
meu caro amigo!

Unknown said...

Às vezes pergunto-me se fomos nós que perdemos esta faculdade instintiva de nos preocuparmos uns com os outros ou se realmente não se trata de um instinto natural próprio mas sim uma forma de inteligência que podemos (devemos) apreender dos gansos, particularmente, mas também de natureza... tal como muitas outras.
Parece, agora, um acto de misericórdia parar por alguém que tem de parar... E de facto até pode ser que seja... quando se entende 'parar POR alguém'. Mas se ao invés, adoptarmos uma outra atitude de 'parar COM alguém', aí certamente estaremos mais próximos de nos sentirmos mais irmãos uns dos outros vivendo essa unidade de relação que nos torna uma espécie diferente das outras... Se não, não passamos, sequer, de uns patos... :)
Não sei bem porquê mas lembrei-me agora de uma música que talvez provoque uma reflexão sobre o assunto... ("Ao Sul" - Ala dos Namorados)
Foi bom ter parado este momento contigo. :)