Wednesday, January 18, 2006



De que tamanho são as pessoas?

De que tamanho são as pessoas? Uma pessoa pode mesmo medir-se? Vejamos, a mero título de exemplo, o Sven : indivíduo do sexo masculino. Quarenta e sete anos. Caucasiano. Origem nórdica. Até agora, que poderemos concluir sobre o seu tamanho? Quando muito, baseados na sua origem geográfica, talvez apenas inferir, e repito, é uma simples especulação, que muito provavelmente o Sven é um homem de estatura alta. Mas continuemos a nossa pesquisa. Aprofundemos um pouco o seu Bilhete de Identidade. Um metro vírgula noventa e dois centímetros constam na quadrícula designada por “altura”. Um metro e noventa e dois. Este número permite-nos assim atribuir ao Sven a categoria de homem grande? E o que fazer com a designação “grande homem” ?
De que tamanho é então o Sven? Ficámos satisfeitos com a resposta:”Ora, o Sven é do tamanho de um metro e noventa e dois.” ?!
Eu não fiquei. E tu, se calhar, também não. Quis saber mais coisas sobre o Sven. Peguei numa fita métrica e medi para além dos centímetros. Calculei todos os ângulos. Primeiro os exteriores e depois os interiores. Foi aqui, nos segundos, que o dilema se adensou. É que não basta medir só os ângulos internos. Neles cabem todos os gestos, os olhares, o discurso e o percurso, as preferências, as histórias, as que se passaram e as que se adivinham, os segredos, as revelações. O pior, pior, foi quando cheguei à alma. Ui.. Aí é que me foi mais difícil medir. Por onde começar ? Onde começa e onde acaba uma alma ? Qual é o tamanho, em média ? Uma alma tem tamanho? E se for enorme, mesmo enorme.., caberá dentro de uma pessoa pequena? De que tamanho é uma pessoa pequena? O que é isso de alma grande? Ok, não vou por aí. Concentremo-nos. Não percamos o nosso Sven.
O Sven. O Sven levanta-se todos os dias antes do sol. Percorre uns catorze quilómetros no caminho inverso ao do emprego. Decidiu partilhar com um pequeno grupo de pessoas, os cuidados básicos de um amigo, preso dentro de uma paralisia. Deixa-lhe o que pode. O jornal, alguns alimentos, e vários outros pequenos detalhes da organização de cada dia. Afecto incluído. Todas as manhãs. Há já alguns anos.
Esta foi a minha última medição. A partir daqui tinha tirado as medidas necessárias. As necessárias para me ajudar a encontrar a resposta à pergunta que te coloquei precisamente no início deste texto. E é engraçado.. Não fixei os centímetros. Já nem sei onde pus a fita métrica. E, sabes, nem voltarei a medir. Porque se me perguntares, se me perguntares de que tamanho é o Sven, eu dir-te-ei, sem hesitar, que ele é um homem grande. Melhor ainda, que ele é um grande homem. E quanto à alma… ok!
Ok, eu já nem vou por aí…

10 comments:

deep said...

Xana, felizmente, nem todos medimos os outros pela sua altura, pela conta bancária, pela aparência... A grandeza das pessoas, avalia-se pelos gestos e pelo tempo que dedicam aos outros, pela prontidão e pela generosidade.
Bjs e um bom resto de dia!

Miguel said...

A verdadeira altura das pessoas é aquela com que ficam no corações dos outros

Anonymous said...

A “anima” latina tanto significa a alma, como o alento ou a respiração, ou seja, significava tudo uma vida, quando vivida… Assim é impossível medi-la, contudo, nem a moeda que levamos quando a “anima” se extingue nos salvará… Há que começar a criar crédito para que o barqueiro no possa transportar… Beijo do Jaba

Anonymous said...

Stora, a quanto tempo... espero que esteja tudo bem consigo e com os seus pequenos.
Foi a Elsa que me deu o seu blog para eu poder comentar e assim também poder falar consigo.
Deixo-lhe também o meu fotolog para que também o possa comentar.
www.fotolog.com/luz_leidys
sem mais demoras beijos desta sua ex aluna.

Sonhadora said...

Como diz o povo, "Os homens não se medem aos palmos...". Nem pelas suas palavras, nem pelas suas posses. Medem-se pelos seus actos. O Sven é um grande homem, um homem grande, e com um coração gigantesco! E isso, infelizmente, não vem no B.I...

Confessionário said...

Não podemos medir nem quantificar. simplesmente admirar!

Miho said...

O texto disse tudo..

Resta me acrescentar:

A Xana é uma grande mulher!
Uma pessoa por quem sempre tive um ernorme respeito e admiraçao.

Gosto muito de si!

E lembrando me do que me disse EU ESTAREI SEMPRE PRESENTE!!! Podem passar 30 anos e vai continuar a dizer "parece que foi ontem que te tinha sentada numa mesa a olhar pra mim e a perguntar se xxx era dativo ou acusativo"

Beijinho*

Victor Oliveira said...

Nossa, be profundo... ^_^

Sandokan said...

E este blog? Tem apenas um mês e alguns dias, e já é um grande, enorme blog! Obrigado :)
Um abraço,

AVC

Anonymous said...

Federico Jimenez Losantos, pequeño gran hombre.